
Já simpatizei mais com o PSDB, embora nunca tivesse votado em alguém do partido. Se meu título de eleitor fosse do Rio, não de Niterói, votaria sim, para vereador, aliás, vereadora.
Já fui do PT, com carteirinha e tudo, antes que os hunos invadissem o partido. Votei no Lula para presidente cinco vezes, contando segundos turnos. Mas nas eleições parlamentares já preferi o PDT e o PSOL.
Ah! Também já votei no Brizola, e não me arrependo.
Falando assim, parece que detesto o PSDB e o PT, ou que amo os dois de paixão, mas não é verdade nem uma coisa, nem outra. São dois partidos com ótimos quadros que pensam o país. O problema é que vivemos sob o presidencialismo, que força as duas legendas, tão próximas na ideologia, a disputarem o mesmo eleitorado de formadores de opinião.
Como os formadores de opinião não enchem o Maracanã, o PT e o PSDB são forçados a meter a mão no pântano, a implorar o apoio do PMDB e dos pmdbzinhos vira-latas que fabricam os piores e mais votados vereadores e prefeitos em todas as bibocas, e estes, por sua vez, são cabos-eleitorais fortíssimos dos piores e mais votados deputados federais e senadores.
Num regime parlamentarista, em vez disso, petistas e tucanos poderiam ser aliados na formação dos gabinetes, promovendo um rodízio de primeiros-ministros. E, eventualmente, incluir até outros partidos que o tempo se encarregaria de melhorar.
Minha intenção em votar num piano de cauda parte dessa lógica. Por isso, não estou nem aí para os arranca-rabos entre tucanos e petistas que fingem não pensar da mesma maneira e se esfolam porque só enxergam a disputa pela hegemonia.
No fundo, porém, os melhores petistas e os melhores tucanos estão carecas de saber que o país ganharia muito mais com a aliança PT-PSDB, que por enquanto só acontece em Sergipe e em alguns municípios de outros estados.
2 comentários:
Proposta humilde: vc poderia editar um livro com os seus textos. O Natal tá chegando, véio...
Bjs.
Bia Alves
Arruma editora, Bia. A última que publicou alguma coisa minha faliu hehehe
Bjs
Postar um comentário